Get Adobe Flash player

HORÁRIOS

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS
Segunda-feira a Sexta-feira:
09h às 12h30m
14h às 18h30m

RECEPÇÃO

Segunda-feira a Sexta-feira:
08h às 13h30m
15h às 17h30m

Newsletter



Receber em HTML?

buzzurro

Os dados estão lançados e as expectativas em alta. O II Festival Internacional de Guitarra de Amarante é alvo de atenções e atraiu já mais de 60 músicos de todo o mundo que por estes dias vão estar em Amarante para participar no Concurso que integra este Festival. Todos querem conquistar o primeiro lugar e levar para casa 5 mil euros.

A estreia do Festival é feita pelo laureado da I Edição, enquanto o renomado Francesco Buzzurro sobe ao palco sábado, 10 de setembro, pelas 22h00. Um concerto com entrada livre, bem no coração do centro histórico da cidade de Amarante, no Largo de São Gonçalo, com o rio Tâmega como pano de fundo.

 

Músico, compositor e violonista italiano, Buzzurro já conquistou vários prémios e compõe para teatro, televisão e cinema.

“Banda de um homem só”                 
Em versão de concerto a solo Francesco Buzzurro, músico académico, de sólida formação, logo desembarcou no jazz e na música latina oferecendo uma viagem musical, metáfora de um abraço global entre culturas onde a música é simbolicamente comparada aos grandes transatlânticos do início do século XX no qual se misturavam as raças, sons e cores e que sustentam a tese de que a linguagem dos sons não precisa de tradução e não conhece barreiras. O repertório do guitarrista inclui músicas de diferentes origens, do Tango de Piazzolla, à música de Jobim e Django Reinhardt, mencionando o seu último álbum de música original “Il quinto elemento” apresentado na Itália e no estrangeiro. São doze músicas que representam os quatro elementos naturais unidos pela música, como sendo o quinto elemento. As performances do músico siciliano esboçam a sua visão pessoal da guitarra, tratada como uma pequena orquestra com uma incrível liberdade de improvisação que mantém inalterada a ranhura, a harmonia e a elegância que revela uma profunda sensibilidade para a interpretação expressiva, sustentada por um gosto inconfundível de melodia pura.

A abertura do festival acontece a 9 de setembro, a partir das 17h00. A cerimónia decorrerá no Auditório do CCA – Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira, um novo e moderno equipamento escolar e cultural, que outrora foi a Antiga Cadeia Comarcã de Amarante. Um edifício histórico dos finais dos anos quarenta, localizado na zona norte da cidade.

Dois dos artistas do Festival, Bruno Pino Mateos e Carlo Marchione, protagonizarão um momento musical, exclusivo para a imprensa.

Jorge Prendas da Casa da Música e o Presidente da Câmara de Amarante integram a Comissão de Honra.

De 9 a 18 de setembro Amarante recebe a II Edição do Festival Internacional de Guitarra, com o apoio do Município de Amarante. Estão já inscritos mais de 60 músicos de todo o mundo. Da Austrália, do Brasil, da Argentina e até de Cuba, entre outros países, sem esquecer Portugal - são vários os músicos que não querem perder a oportunidade de participar no Concurso Internacional de Guitarra, cujo primeiro prémio é no valor de 5 mil euros.

A II edição conta ainda com concertos e masterclasses. Francesco Buzzurro, Adriano del Sal e Aniello Désiderio são as principais atrações.

DESTAQUES

 

14463035 678532315649572 5825783397989410325 n1

 

 ENERGY

 

roll up dança nova geração1

  

fedp

 

fcg

 

fb fmam logo azul

 

orquestra

 

mun amarante

 

Minist rio Educa o