31 Ago III FESTIVAL DE GUITARRA DE AMARANTE ARRANCA A 1 DE SETEMBRO
Australiano e italiano estreiam o palco
III Festival de Guitarra de Amarante arranca a 1 de setembro: concertos a 1 | 2 | 3 | 6 | 8 | 9 | 10
Já não restam dúvidas – Amarante quer afirmar-se como a capital da guitarra clássica e a atestar essa pretensão está a III edição do Festival Internacional de Guitarra.
Arranca esta sexta, 1 de setembro, mas o programa prolonga-se até dia 10.
Os laureados, Campbell Diamond, vencedor da categoria F e Ettore Scandolera, vencedor da categoria E, da II edição do Festival são os primeiros a pisar o palco. O concerto é às 22h00, no auditório do CCA – Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira – entidade organizadora do evento. A Câmara Municipal de Amarante apoia a iniciativa, pelo terceiro ano consecutivo.
Campbell Diamond é guitarrista clássico, vencedor de prémios a nível internacional e estuda atualmente na Academia de Música e Dança da Universidade de Colónia, na Alemanha, com Hubert Kappel.
Ettore Scandolera nasceu em Nápoles e iniciou os seus estudos de guitarra clássica aos 7 anos com Roberto de Martino e continua-os com o Maestro Vincenzo Amabile no Conservatório de Música San Pietro a Majella em Nápoles.
Como vem sendo hábito, o Festival contará com grandes nomes, sendo os guitarristas clássicos Joaquín Clerch e Goran Krivokapic considerados as principais atrações.
Além dos concertos e masterclasses que marcarão o festival, o grande alvo das atenções continuará a estar centrado no concurso de guitarra que engloba diversas categorias, para guitarristas a partir dos 8 anos e sem limite de idade. 5 mil euros é o montante do 1º Prémio, a atribuir na categoria F (maiores de 20 anos).
Quatro dos espetáculos (Goran Krivokapic, Joaquín Clerch, Duo Melis e Jan Depreter) têm entradas pagas, no valor de 7,5 euros, sendo os restantes de entrada livre. Com início às 22h00.
A 2 de setembro, sábado, o Festival abre-se à comunidade com o concerto de Amir John, em pleno Largo de São Gonçalo, a partir das 22h00. Amir John, um renomado guitarrista de flamenco, cuja performance é reconhecida por uma grande personalidade, maturidade, som e estilo individual, depois do seu primeiro álbum “Pasando por Tabernas” delicia-nos agora com o seu segundo álbum a solo “9 guitarras”.
De 1 a 10 de setembro, há assim concertos, masterclasses, workshops, estágio para alunos e até uma conferência sobre a Viola Amarantina. Tudo isto, de Amarante para o mundo.