13 Nov |WORKSHOP COM LEANDRO LUI – FESTIVAL DE PERCUSSÃO DE AMARANTE |
Dia 27 de novembro, inserido no FESTIVAL DE PERCUSSÃO DE AMARANTE, Leandro Lui apresenta Workshop do livro:
“Dialetos, dez duetos para duas baterias sobre o imaginário rítmico brasileiro”
O imaginário rítmico brasileiro é o ponto de partida desta série de peças curtas em que “Dialetos” propõe não apenas uma viagem de descoberta pelo riquíssimo universo musical brasileiro, mas um complemento didático abordando noções de conjunto que transcendem o papel de músico acompanhador normalmente designado ao baterista.
Muito além do eixo bossa-nova / samba / baião, o livro nos leva ao Boi, ao Jongo e ao Carimbó dentre muitos outros, celebrando a pluralidade brasileira e despertando a curiosidade dos estudantes enquanto trabalha, musicalmente, rítmicas intrincadas e leitura em todos os níveis. As peças propiciam um trabalho camerístico que serve tanto de desafio para o baterista tradicional, que normalmente encontra um tipo de leitura mais idiomática e menos complexa, como para percussionistas que tenham afinidade com a bateria (que não deixa de ser um set de percussão múltipla) e desejem uma obra que também lhes abra a possibilidade do improviso e do groove, sem deixar de lado aspectos como forma, timbre, dinâmica, ritmo.
Leandro Lui abordará neste workshop a multiplicidade dos ritmos brasileiros apresentados no livro com áudios e sucinta explanação de como são tocados em suas regiões, apresentando algumas soluções de execução e distribuição destes ritmos na bateria.
Leandro Lui é Pós-graduado em Música Popular e Bacharel em Bateria. É percussionista da Orquestra Sinfônica de Santo André desde 2005 e professor da Faculdade de Música Mozarteum. Autor dos livros “DIALETOS, dez duetos para duas Baterias sobre o imaginário rítmico brasileiro”, “TAKANO, para duas Baterias” e coautor do livro “10 por 2, estudos para duas baterias”. Leandro Lui é artista Nagano Drums, Istanbul Mehmet Cymbals e Percussão Contemporânea.