I Ciclo de Música Antiga – Pelo interior do Património | Ciclo de Novembro

I Ciclo de Música Antiga – Pelo interior do Património | Ciclo de Novembro

O Mosteiro do Pombeiro, em Felgueiras, é o próximo espaço a acolher um concerto apresentado pelo agrupamento Iberian Ensemble. Será a 6 de novembro, a partir das 16h00, com Alexandre Andrade no traverso e Liliana Sophia no órgão. No mesmo dia, mas às 21h00, decorre novo concerto, desta vez no Mosteiro de Ferreira, em Paços de Ferreira, com a atuação de Alexandre Andrade no traverso, David Cruz no violoncelo barroco e João Ferreira na teorba.

A 20 de novembro, o Iberian Ensemble viaja até Celorico de Basto e ao Mosteiro de Arnóia, com Alexandre Andrade no traverso, David Cruz no violoncelo barroco e João Ferreira na teorba.

Por fim, no dia 30, o Iberian Ensemble termina este ciclo de novembro em Amarante. Primeiro sobe ao palco do Centro Cultural de Amarante, pelas 16h30, com um concerto didático e, mais à noite, a partir das 21h00, na Igreja de S. Pedro, um dos mais belos exemplares do barroco português, com Alexandre Andrade no traverso, Jardel Souza na viola da gamba e João Ferreira na teorba.

Tal como no ciclo anterior, haverá espaço para uma abordagem pedagógica quer em relação ao enquadramento histórico do local a visitar, quer sobre aspetos importantes dos repertórios escolhidos e instrumentos utilizados.

Recorde-se que o Centro Cultural de Amarante – Maria Amélia Laranjeira – CCA – é a entidade acolhedora de um Ciclo de concertos de Música Antiga do Iberian Ensemble, no âmbito de uma candidatura à Direção-Geral das Artes (DGARTES). Este ciclo de concertos estende-se até 2022 e percorre vários concelhos da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, alguns deles em Igrejas da Rota do Românico.

O Iberian Ensemble é um grupo de música antiga que dedica a sua performance histórica ao repertório dos séculos XVII e XVIII. Partindo de instrumentos da época, como a flauta barroca, viola da gamba, violoncelo barroco, cravo, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico.

Com o apoio da Direção Geral das Artes e Ministério da Cultura o Iberian Ensemble promove um diálogo entre as sonoridades do barroco ibérico, italiano, francês e alemão, e a arquitetura nacional de elevado interesse histórico. Além do CCA, este ciclo conta ainda com o apoio da Rota do Românico, Comunidade Intermunicipal de Tâmega e Sousa, Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda do Mosteiro de Arouca, Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e da Diocese do Porto.

Mais informação em:

https://www.iberianensemble.pt/

https://www.youtube.com/channel/UCBlyuwRyneOkR_ru9Q1woZQ

 

Partilhar no facebook



EXAMES NACIONAIS

 

Inscrições para a 2ª fase

 

dias 17  e  18 de julho