06 Out Concerto Cologne Guitar Quartet | 11 outubro | 21h30 | CCA
Cologne Guitar Quartet é um quarteto de guitarras sediado na Alemanha. Os seus membros são provenientes de 4 países dieferentes: Tobias Juchem (Alemanha), Tal Botvinik (Israel), Ptolemaios Armaos (Grécia) e Henrique Almeida (Portugal). O seu repertório engloba desde música clássica a músicas do mundo, música contemporânea e experimental. Os quatro artistas combinam as suas
abordagens musicais para formar um estilo único que está aberto a novas influências.
Conhecido pelas suas actuações cativantes e virtuosas, o quarteto já foi convidado para participar em vários festivais tais como “speGTRa” (DE), “Zeitgenuss” (DE), “Les Musicales” (FR), “Felicja Blumental” (ISR), “Algarve Music Series” (PT) e “Convivium Musicum” (SRB). Já se apresentaram em concerto em países como a China, Alemanha, Serbia, Itália, França e Israel.
O Cologne Guitar Quartet recebeu vários primeiros prémios em diversas competições internacionais, tais como o concurso de música de câmara “Brigitte Kempen”, o concurso em Karlsruhe para a interpretação de música contemporânea, o concurso de música de câmara em Wuppertal, é vencedor da bolsa “Live Music Now” atribuido pela Fundação Yehudi Menuhin e obteve recentemente a bolsa para ensembles do Ministério da Cultura e Ciência do Estado da Renânia do Norte-Vestefália.
Desde a sua criação, o quarteto desenvolveu-se em várias direcções musicais que reflectem os seus interesses e objectivos artísticos. Os seus programas foram moldados por diversas influências absorvidas do panorama musical de Colónia, bem como dos diversos países de origem, tradições e antecedentes culturais dos membros do grupo. O seu repertório abrange desde a música clássica combinada com repertório folclórico de diferentes países até à música moderna de compositores locais. O Cologne Guitar Quartet também trabalha para expandir o repertório existente para quarteto de guitarras escrevendo as suas próprias composições e fazendo novos arranjos de obras orquestrais e de música de câmara. Alguns dos novos arranjos envolvem colaborações com músicos convidados tais como cantores e percussionistas. Novas obras de compositores tais como Feliu Gasull, Sergej Maingardt, Yair Klartag, Jonah Haven, Dariya Maminova, Vincent Michalke, Francisco Goldschmidt, Ptolemaios Armaos, Henrique Almeida, Tom Belkind, Alexander Held e Lucia Kilger foram escritas para o quarteto e estreadas em Colónia.
Em 2019, o quarteto fundou o projecto “diGIT” – novas composições para guitarra, guitarra eléctrica e electrónica. A primeira edição incluiu cinco composições encomendadas a compositores emergentes no panorama musical de Colónia e foram estreadas no Festival “WERFT”. É um projecto a longo prazo que pretende incluir outras colaborações com novos compositores e músicos convidados. O projeto já conta com mais duas edições, tendo a segunda edição do projeto (diGIT II) lugar em Dezembro de 2021, e diGIT III em Setembro de 2022.
Em 2022, o quarteto cria um novo festival internacional de música de câmara crossover: o Festival SoundLinks. Tendo a guitarra como instrumento central do festival, a primeira edição do festival contou com 8 concertos diferentes de artistas locais e internacionais de renome.
O quarteto lançou dois álbuns de estúdio: “phasma”, com música contemporânea para guitarra clássica, e “Routes”, cujo repertório vai desde a música clássica à World Music.
Os quatro elementos do grupo foram estudantes do prof. Roberto Aussel na famosa HfMT de Colónia. Concluíram um mestrado em música de câmara com Hans-Werner Huppertz e foram ainda orientados por músicos como David Smeyers, Paulo Álvares, Ansgar Krause, Cuarteto Casals e Kelemen Quartett, etc.