Masterclasse de Violino com André Fonseca

Masterclasse de Violino com André Fonseca

Masterclasse de Violino com André Fonseca
20 e 21 de fevereiro de 2023 no Centro Cultural de Amarante
INSCREVE-TE JÁ!
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/61dmThJNYBCtrLj36
Mais Informações em:
masterclass@cc-amarante.pt
ANDRÉ FONSECA

André Fonseca 

Estudou no conservatório Nacional em Lisboa onde concluiu o curso superior de violino com a classificação máxima. Como bolseiro da fundação Calouste Gulbenkian frequentou a classe de AbrahamJafféeem Berlim, na Alemanha, onde permaneceu por três anos. Participou em master-classes com Gerardo Ribeiro,Anatoly bajenov, PierreAmoyal,Ifrah Neaman, entre outros. Foi aluno particular de MaxRabinowitsj. 

Como violinista foi 1º prémio nos concursos Jovens Músicos e MauriceRaskin, e 2º prémio no Concurso de Interpretação do Estoril. 

Apresentou-se em concerto por toda a Europa. 

Em duo com piano tem dado concertos em diversos Festivais de Música, colaborando também nos concertos promovidos pelo MaestroAtalaya, e tocando várias vezes a convite dos Serviços de Música da Fundação Gulbenkian. Neste contexto tem colaborado com diferentes pianistas tais como: Maria Emília Leite Velho, Nancy LeeHarper, João Miguel Crisóstomo, Eduardo Resende,Grigory Gritsiouk, João Bettencourt e Nuno Caçote, entre outros. 

Toca habitualmente como solista com orquestra, tendo já tocado com a Orquestra da RDP, OrquestraColegium Musicum, Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, entre outras, colaborando assim com maestros como Silva Pereira, ErnstSchell, MaxRabinowitsj, António Saiote, Cesário Costa, VascoPearcede Azevedo, António Vassalo Lourenço e outros. Neste contexto já interpretou concertos deJ.S.Bach, Mozart, Beethoven, Max Bruch,Tchaikowsky,Sibélius, Brahms entre outros. 

Dada a natureza da sua personalidade e carácter artístico é frequentemente convidado para integrar diferentes agrupamentos de música de câmara. Fundou o Trio de Cordas Luís de Freitas Branco e o Quarteto de Cordas de Aveiro, formações com as quais tem dado concertos em diferentes pontos do país, e nos quais dá particular atenção à música portuguesa.  

É concertino da Filarmonia das Beiras desde julho de 1998 por convite do então Maestro titular FernandoEldoro, tendo dado mais de 1000 concertos nestas funções em Portugal, Espanha e França. 

É frequentemente convidado para júri de concursos e para orientar master classes. 

É professor de violino e da classe de orquestra de cordas da Universidade de Aveiro. 

Já gravou para a RDP e RTP. 

Partilhar no facebook



EXAMES NACIONAIS

 

Inscrições para a 2ª fase

 

dias 17  e  18 de julho