15 Jan Masterclasse de Oboé com Luís Matos
Publicado às 14:30h em Notícias
Masterclasse de Oboé com Luís Matos
4 e 5 de fevereiro no Centro Cultural de Amarante
INSCREVE-TE JÁ!
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/zTKVDRHZRPabPPbw6
Mais Informações em:
masterclass@cc-amarante.pt
Luís Matos
Mestre em Ensino de Música, pela Universidade de Aveiro, iniciou os seus estudos na Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma no ano de 2004.
Ingressou na Fundação Conservatório Regional de Gaia (FCRG), iniciando os seus estudos em oboé, em setembro de 2007, na classe da professora Ana Madalena Silva, tendo concluído o curso
em 2014, obtendo a classificação máxima em recital. Em 2013 ingressa na Universidade de Aveiro prosseguindo os seus estudos em oboé na classe do professor Jean Michel Garetti, onde finalizou a licenciatura 2016 e o mestrado em Ensino de Música em 2018.
Já colaborou com a Orquestra Gulbenkian, Remix Ensemble, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Sul, a orquestra
sinfónica da FCRG, a Orquestra Filarmonia de Gaia, a Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, a Orquestra Sine Nomine, o Art’Ensemble e a orquestra Com.Cordas, tendo tido a
oportunidade de trabalhar com alguns maestros portugueses e estrangeiros, entre os quais se destacam os maestros Mário Mateus (Portugal), Nino Lepore (Itália), Carlos Prazeres (Brasil), Jan
Milosz Zarzycki (Polónia), Giuseppe Lanzetta (Itália), Gyüdi Sándor (Hungria), Martin André (Inglaterra), Luís Carvalho (Portugal), José Eduardo Gomes (Portugal), Ernst Schelle (Suíça),
Andreas Weiß (Alemanha), Sarah Hicks (EUA), Claude Villaret (Suiça) e Christoph Poppen (Alemanha), Timothy Henty (Reino Unido), Peter Rundel (Alemanha), Giancarlo Guerrero (Costa
Rica), entre outros.
Realizou alguns cursos de aperfeiçoamento musical com os professores Eldevina Materula (Portugal), Fernanda Amorim (Portugal), Saúl Silva (Portugal), Robert Silla (Espanha), Ricardo Lopes (Portugal), David Walter (França), Christian Schmitt (França), Nora Cismondi (França), Samuel Bastos (Portugal), Ramón Ortega Quero (Espanha) e Nicholas Daniel (Reino Unido).
A nível de Música de Câmara já trabalhou com os professores, Jean Michel Garetti, Sérgio Neves, David Walter, Giorgio Mandolesi, Nicholas Daniel entre outros.
É membro fundador do trio de oboés Trigemini, do Quinteto Promenade e do Ar d’Corda Quartet com os quais se tem apresentado em concerto e concurso.
Foi laureado com o 2º prémio na categoria Sénior do “Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro Terras de La-Salette” (2016), 3º prémio ex aequo no festival “Verão Clássico” (2017), 1º
prémio na categoria Sénior do “Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro Terras de La-Salette” (2018), 2º prémio ex aequo na categoria E do Concurso Internacional de Sopros do Alto
Minho (2019), 2º prémio ex aequo no festival “Verão Clássico” (2019) e foi finalista no concurso “CulturXis” – Música de Câmara, Categoria Sénior (2017). Apresentou-se a solo com a Orquestra Filarmonia das Beiras em abril de 2017, num concerto em que interpretou a Ouverture-Suite, TWV 55:g4 de G. P. Telemann, para três oboés, fagote e orquestra de cordas, e em 2022 com a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves, interpretando “Legacy” Concerto para oboé e orquestra de O. Navarro. Tem vindo a executar em primeira audição, quer nacional quer internacional, de obras de compositores como Sérgio Azevedo, Oscar Navarro, Camila Salomé, Dirk-Michael Kirsch, Luís Carvalho, Rúben Borges e James Stephenson.
Integrado no Congrès National de L’Association Française du Hautbois, apresentou-se em recital para oboé e corne inglês solo, em novembro de 2019.
Já lecionou na Fundação Conservatório Regional de Gaia, na escola Curso de Música Silva Monteiro e tem vindo a orientar naipes em diversos estágios nacionais de orquestra e orquestra de
sopros. Atualmente leciona na Academia de Artes de Chaves e no Conservatório de Música de Gondomar.
Desde 2019 é solista B de oboé/corne inglês da Orquestra do Norte.
É artista da marca francesa de oboés Fossati.
Ingressou na Fundação Conservatório Regional de Gaia (FCRG), iniciando os seus estudos em oboé, em setembro de 2007, na classe da professora Ana Madalena Silva, tendo concluído o curso
em 2014, obtendo a classificação máxima em recital. Em 2013 ingressa na Universidade de Aveiro prosseguindo os seus estudos em oboé na classe do professor Jean Michel Garetti, onde finalizou a licenciatura 2016 e o mestrado em Ensino de Música em 2018.
Já colaborou com a Orquestra Gulbenkian, Remix Ensemble, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Sul, a orquestra
sinfónica da FCRG, a Orquestra Filarmonia de Gaia, a Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, a Orquestra Sine Nomine, o Art’Ensemble e a orquestra Com.Cordas, tendo tido a
oportunidade de trabalhar com alguns maestros portugueses e estrangeiros, entre os quais se destacam os maestros Mário Mateus (Portugal), Nino Lepore (Itália), Carlos Prazeres (Brasil), Jan
Milosz Zarzycki (Polónia), Giuseppe Lanzetta (Itália), Gyüdi Sándor (Hungria), Martin André (Inglaterra), Luís Carvalho (Portugal), José Eduardo Gomes (Portugal), Ernst Schelle (Suíça),
Andreas Weiß (Alemanha), Sarah Hicks (EUA), Claude Villaret (Suiça) e Christoph Poppen (Alemanha), Timothy Henty (Reino Unido), Peter Rundel (Alemanha), Giancarlo Guerrero (Costa
Rica), entre outros.
Realizou alguns cursos de aperfeiçoamento musical com os professores Eldevina Materula (Portugal), Fernanda Amorim (Portugal), Saúl Silva (Portugal), Robert Silla (Espanha), Ricardo Lopes (Portugal), David Walter (França), Christian Schmitt (França), Nora Cismondi (França), Samuel Bastos (Portugal), Ramón Ortega Quero (Espanha) e Nicholas Daniel (Reino Unido).
A nível de Música de Câmara já trabalhou com os professores, Jean Michel Garetti, Sérgio Neves, David Walter, Giorgio Mandolesi, Nicholas Daniel entre outros.
É membro fundador do trio de oboés Trigemini, do Quinteto Promenade e do Ar d’Corda Quartet com os quais se tem apresentado em concerto e concurso.
Foi laureado com o 2º prémio na categoria Sénior do “Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro Terras de La-Salette” (2016), 3º prémio ex aequo no festival “Verão Clássico” (2017), 1º
prémio na categoria Sénior do “Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro Terras de La-Salette” (2018), 2º prémio ex aequo na categoria E do Concurso Internacional de Sopros do Alto
Minho (2019), 2º prémio ex aequo no festival “Verão Clássico” (2019) e foi finalista no concurso “CulturXis” – Música de Câmara, Categoria Sénior (2017). Apresentou-se a solo com a Orquestra Filarmonia das Beiras em abril de 2017, num concerto em que interpretou a Ouverture-Suite, TWV 55:g4 de G. P. Telemann, para três oboés, fagote e orquestra de cordas, e em 2022 com a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves, interpretando “Legacy” Concerto para oboé e orquestra de O. Navarro. Tem vindo a executar em primeira audição, quer nacional quer internacional, de obras de compositores como Sérgio Azevedo, Oscar Navarro, Camila Salomé, Dirk-Michael Kirsch, Luís Carvalho, Rúben Borges e James Stephenson.
Integrado no Congrès National de L’Association Française du Hautbois, apresentou-se em recital para oboé e corne inglês solo, em novembro de 2019.
Já lecionou na Fundação Conservatório Regional de Gaia, na escola Curso de Música Silva Monteiro e tem vindo a orientar naipes em diversos estágios nacionais de orquestra e orquestra de
sopros. Atualmente leciona na Academia de Artes de Chaves e no Conservatório de Música de Gondomar.
Desde 2019 é solista B de oboé/corne inglês da Orquestra do Norte.
É artista da marca francesa de oboés Fossati.