13 Jan Masterclasse de Piano com Bruno Rua | 12 e 13 de fevereiro no Conservatório de Amarante
Bruno M. Rua e Silva, natural do concelho da Maia, ingressou na Academia de Música da Maia, em Setembro de 1997, nas classes de Piano e de Música de Câmara com o Professor Oleg Ter Martirosov e Formação Musical e Análise e Técnicas de Composição com o Professor Ruben de Andrade. Participou diversas vezes em eventos promovidos pela AMM e outras instituições, a solo e, também, como pianista acompanhador do Coro e da Orquestra Clássica.
No ano lectivo de 2006/2007 ingressa na Licenciatura em Música da Universidade de Aveiro na classe de Piano do Professor Álvaro Teixeira Lopes e integra a classe de Música de Câmara do Professor Jaime Mota.
Frequentou masterclasses ministradas pelo Professor Álvaro Teixeira Lopes, pelo Professor Luiz de Moura e Castro (2007 – 2008) e pelo Professor Jaime Mota (2008 – Academia de Música Paços de Brandão, 2008 – Escola de Música Óscar da Silva), sempre como executante.
Desempenhou funções de pianista acompanhador nos concertos de comemoração dos 25 anos do Coral Polifónico de Aveiro, participando ainda no 1.º Festival Internacional de Música Coral, Music Inspiration Landscape 2007, na Letónia.
Participa na 21.ª Edição do Prémio Jovens Músicosna categoria de Música de Câmara – nível médio – marcando presença na Final com o ensemble “Trio Opostus”.
No ano lectivo de 2009/2010, ao abrigo do programa ERASMUS, integra a classe de Piano do Professor Rodolfo Rubino no Coservatorio di Musica StanislaoGiacomantonio, Cosenza – Itália. Neste âmbito participou, como executante, nas masterclasses ministradas pelos professores Michele Marvulli (2009) e Aldo Ciccolini (2010).
Ingressa, em Setembro de 2010, no Mestrado em Ensino de Música, ministrado pela Universidade de Aveiro, com vista à consequente profissionalização na área vocacional de Piano. Obtém as classificações de dezassete e dezoito valores na Prática Pedagógica Supervisionada (Estágio) e na Dissertação de Projecto Educativo.
Como pianista, apresentou-se em palcos como o Fórum da Maia, Fórum Jovem da Maia, Palacete Viscondes de Balsemão, Fundação de Serralves, Teatro Municipal de Vila Real, Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Teatro Municipal de Bragança, Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, Teatro Municipal São Luiz, Centro Cultural de Belém.
A docência representa uma parte importante da sua esfera de acção, enquanto músico e pedagogo. A vivência entre Conservatório e Academia oficiais e Escolas de natureza privada permite uma consequente experiência com amplitudes etárias dos 6 aos 60 anos, numa postura flexível, mas rigorosa. Acompanha o trabalho de referências nacionais do piano e da pedagogia, no acompanhamento dos seus alunos em contexto de masterclasses/concursos, como Fausto Neves, Paulo Oliveira, Luísa Tender ou Jill Lawson.
Acresce a experiência no Secretariado do Concurso Nacional Prémio Elisa de Sousa Pedroso, ao longo de quatro edições consecutivas, cuja responsabilidade na formulação dos sucessivos paneis de jurados permitiu estabelecer recorde absoluto de inscritos na competição, até então. Integra o Secretariado da I Edição do Concurso de Música de Câmara CulturXis (2017). Secretário-Geral do Concurso de Piano de Oeiras desde 2020.