Revista de Literatura Infantil e Juvenil
Estatuto Editorial
Plural, democrática e independente, de caráter informativo e abrangente – assim se apresenta A Casa do João – Revista de Literatura Infantil e Juvenil, uma revista que se espera esclarecedora e atrativa no contacto com o público.
Editada pela Tropelias & Companhia – Associação Cultural, em parceria com o Centro Cultural de Amarante e o Centro Unesco de Amarante.
De periocidade trimestral, de informação geral, especializada, informativa e didática, dirige-se a crianças, pais, educadores e professores.
Respeitando os princípios consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança, rege-se por critérios de rigor e criatividade editorial, sem qualquer sujeição de ordem ideológica e política.
Aborda temáticas diversificadas, aposta numa forte componente gráfica e visual, já que está também disponível em formato online, e oferece jogos didáticos e passatempos.
“A Casa do João – Revista de Literatura Infantil e Juvenil” nasce com o primordial objetivo de contribuir para a formação de cidadãos informados, conscientes e participativos. Estimular a leitura e fomentar o gosto pelos livros no público infantil é uma das grandes missões que norteiam a direção do projeto.
As normas éticas e deontológicas do jornalismo são escrupulosamente seguidas.
“A Casa do João” é gratuita e está disponível:
Projeto social do Centro Cultural de Amarante que promove a inclusão social de crianças e jovens através da música, permitindo a reintegração em ambiente escolar de crianças que se encontram em maior vulnerabilidade educativa e social, funcionando como estratégia de apoio à sua integração. Por último, devemos referir que o Centro Cultural de Amarante faz parte da Rede Social do Município de Amarante no eixo da Educação e Empregabilidade.
Projeto social do Centro Cultural de Amarante que promove a inclusão social de crianças e jovens através da dança, permitindo a reintegração em ambiente escolar de crianças que se encontram em maior vulnerabilidade educativa e social, funcionando como estratégia de apoio à sua integração. Devemos referir que o Centro Cultural de Amarante faz parte da Rede Social do Município de Amarante no eixo da Educação e Empregabilidade.
Projeto de ensino artístico no ensino pré-escolar nos Agrupamentos de Escolas de Amarante. Direcionado para a primeira infância, leva a aula de música e dança diretamente ao infantário duas vezes por semana durante todo o ano letivo, tornando a aula num espaço de criatividade. O projeto pretende estimular na criança o gosto pela música e pela dança explorando capacidades como o sentido rítmico e melódico. O “EducArte” estimula o desenvolvimento da fala, da capacidade auditiva e do espírito de grupo. Chega a 15 Jardins-de-Infância públicos do concelho, abrangendo quase 400 alunos, com idades entre os 3 e os 5 anos. São realizadas duas sessões por semana, com uma hora cada (uma hora de Música e uma de Dança). No final do ano é realizado um espetáculo final com todos os infantários.
Dar a conhecer à comunidade sénior o universo das diferentes expressões artísticas é o principal objetivo deste projeto. Através de uma educação informal e da exploração das capacidades criativas (individuais e coletivas) desenvolvemos atividades de carácter psico-motor, dramático e musical. Desta forma, são trabalhadas as capacidades cognitivas, físicas, sensoriais, afetivas e sociais permitindo uma ligação mais livre e orgânica das mesmas. Esta atividade pretende também demonstrar processos alternativos para a realização das ideias propostas, onde o recurso a elementos da natureza, a práticas de meditação e a leitura de contos tradicionais são uma constante fonte de inspiração.
O CCA promove um dos melhores festivais internacionais de guitarra da Europa. A cidade de Amarante e também o CCA são, hoje, referências da guitarra clássica na comunidade guitarrística internacional, devido à presença de alguns dos mais conceituados guitarristas do mundo. O CCA está a cimentar um projeto de sucesso que vai fazendo eco nas esferas nacionais e internacionais.
Sítio oficial: www.fig-amarante.pt
O Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira/Centro UNESCO de Amarante promove, no mês de novembro, o Festival Internacional de Percussão em Amarante. Este Festival procura, sobretudo, estimular a partilha de conhecimento através de profissionais do ramo da percussão e, ainda, a troca de experiências entre alunos de diferentes Escolas de Música do país, organizando workshops, oficinas, apresentações e concertos.