| 29 /11 | 21h30 | Auditório CCA
Grupo de Percussão da Academia de Música de Vilar de Paraíso
Preço: 2€
O Grupo de Percussão da Academia de Música de Vilar do Paraíso (GP – AMVP) teve início no ano letivo de 2004/2005. O grupo está inserido na disciplina de Classe de Conjunto da AMVP. Hoje conta com 13 alunos que frequentam o curso de percussão nos regimes integrado e articulado. O objetivo do grupo é trabalhar música de câmara e complementar as aulas individuais de instrumento, ou seja, concretizar na prática alguns trabalhos técnicos nos diferentes instrumentos de percussão. Ambiciona ainda desenvolver uma perceção musical de partilha sonora, com interação de grupo, o qual não se trabalha individualmente.
Colaborou com vários projetos da AMVP, entre eles o grupo de teatro, grupo de dança e a orquestra de guitarras, trabalhando e criando diferentes géneros de atuações. Foi também convidado a participar na Feira “Natal com Arte” – 2011 no cais de Gaia, Festa na Baixa Porto – CNC 2012 – 2013 e no concerto de beneficência “Casa da Amizade” – 2012 pelo Rotary Club de Vila Nova de Gaia e Exponor no Qualifica 2014 e 2015; Festival Word Music de Vila Nova de Gaia em 2015; “Verão Na Casa” Casa da Música em 2016, 2017, 2018 e 2019 e Casa Aberta em 2018, a entrega do Prémio City Brand Ranking 2017 atribuído ao Município de Vila Nova de Gaia. Participou na 3ª e 4ª edição (2009 e 2010) no Festival Internacional de Percussão “Tomarimbando” e desde a 5ª edição (2011) à 13ª (2019), que é convidado a atuar neste festival realizado na cidade de Tomar, no qual os alunos e alunas tiveram oportunidade de assistir workshops de vários artistas nacionais e internacionais, tais como: Rui Gomes, Joaquim Alves, Nuno Aroso, Miguel Bernat, Chin Cheng Lin, Katarzyna Mycka, Duo Ello, Nebojsa Zivkovic, Kuniko Kato, Mark Ford, Nick Woud, Ruud Wiener, entre outros. Em maio de 2019, participou no 67º Festival Internacional de Música para Jovens de Neerpelt, obtendo o 1st prize Cum Laude.
Em 2012 o GP-AMVP gravou o CD intitulado “Ao Paraíso” com obras originais compostas para o grupo, o que constitui um facto inédito em Portugal ao nível escolar de 2º e 3º ciclo do ensino básico. O lançamento deste CD deu-se a 23 de novembro de 2013 no Cineteatro Eduardo Brazão com grande êxito junto ao público. Em 2016 gravou o segundo CD intitulado Ciclus, que ainda se encontra em fase de masterização. No ano letivo de 2016/2017 nasce o GPzinho, grupo formado por alunos de percussão do 1º grau do ensino básico. Este projecto, assim como o do GP, promove o trabalho em conjunto, proporcionando aos alunos o seu desenvolvimento para a execução musical em diferentes formações de música de câmara com instrumentos de percussão e em 2017/2018 é criado o GPzão, constituído por ex-alunos do curso de percussão. Esse projecto pretende dar a eles a oportunidade de
continuarem a tocar em conjunto e obter à proximidade com a música, pois muitos deles seguem outros cursos em universidades. Neste ano letivo, o programa proposto para o grupo foi GP-AMVP NA MPB, ainda em construção. A Música Popular Brasileira – MPB é constituída por uma infinidade de temas de variadas influências. Serão
interpretados ritmos e temas que vão desde o samba, ao frevo, maracatu ou baião. Alguns deles com arranjos originais para grupo de percussão e outros compostos especificamente para essa formação.
GP-AMVP
Ana Marta Almeida
Afonso Alves
Afonso Tuna
Dinis Oliveira
Luís Matos
Luís Monteiro
Luísa Santos
Manuel Leite
Óscar Fernandes
Pedro Pineu
Rita Pinho
Rodrigo Silva
Salvador Bezerra
Direção Musical
Luís Arrigo