20 Nov |”ATELIER MUSICAL DE LOOP STATION” – FESTIVAL DE PERCUSSÃO DE AMARANTE |
Explorando a loop station: o uso do live looping em performance musical
Live Looping
O recurso designado por loops – sessões curtas de áudio que se repetem – em composições e performances musicais remonta aos trabalhos experimentais desenvolvidos com fita magnética desde as décadas de 1950 e 1960. Já o termo live looping é comumente utilizado para se referir a uma tecnologia usada em performances musicais com recurso a loops gravados em tempo real. Esta tecnologia – que pode ser explorada a partir de hardwares ou softwares instalados em computadores portáteis ou dispositivos como tablets ou smartphones – propagou-se a partir dos anos 2000 com o advento de um pedal designado Loop Station.
A loop station é uma máquina que possibilita a gravação e a reprodução de áudio em tempo real e de forma cíclica (loop). A partir de instrumentos e/ou microfones a ela conectados, o performer pode construir camadas de áudio de forma a criar uma estrutura musical sobre a qual desenvolve seu solo.
Esta oficina abordará o uso dessa ferramenta a partir de duas componentes: 1) teórica: exposição de exemplos em vídeos seguidos de análise; 2) prática: performances e exercícios que promovam o aprimoramento no uso da loop station.
O LoopLab é um espaço promovido pelo INET-md – Instituto de Etnomusicologia – (Polo Aveiro), que tem por objetivo promover o encontro de performers que utilizam a tecnologia “live looping” nas suas performances musicais.
Mais info:
Doutor em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro e formado em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP. É membro pesquisador do INET-md – Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança – Polo Aveiro – onde desenvolve uma pesquisa de pós doutoramento que tem como foco o uso da loop station em performance musical.
Monitor
Elielson Gomes (doutorando em música – Universidade de Aveiro)