Masterclass de Contrabaixo com Juan Guevara dias 26 e 27 de fevereiro no CCA

Masterclass de Contrabaixo com Juan Guevara dias 26 e 27 de fevereiro no CCA

Juan Manuel Guevara é movido pela crença de que a música pode transformar vidas e induzir à autodescoberta, desencadeando assim a evolução da nossa consciência. Através da sua presença na cena orquestral e da sua paixão pela música, Juan Manuel levou a música clássica a audiências de todo o mundo como membro da Orquestra Sinfónica Simón Bolívar.
Actualmente, a sua carreira está ligada à Europa, mas a vida musical de Juan começou na Venezuela. É formado pelo El Sistema, o conhecido programa de formação musical imersiva fundado pelo Maestro José Antonio Abreu. Juan Manuel nasceu em 1984 em Caracas, Venezuela. Começou os seus estudos musicais quando criança, iniciando aulas de contrabaixo com Jesus Zambrano e Néstor Blanco, este último aluno do maestro Ludwig Streicher.
Em 2000 e 2001, respectivamente, frequentou o curso de verão Interlochen Arts Camp em Michigan, EUA, onde se juntou à World Youth Symphony Orchestra, recebendo aulas com os professores Lawrence Hurst, professor na Jacobs School of Music da Universidade de Indiana e Winston Budrow, professor no Michigan State University College of Music.
Aos dezoito anos de idade, foi seleccionado para integrar a Orquestra Sinfónica Simón Bolívar da Venezuela, orquestra com a qual fez turnês pela América, Europa e Ásia sob a batuta de Gustavo Dudamel, actuando em salas e festivais de prestígio como o Carnegie Hall em Nova Iorque, Walt Disney Concert Hall, os Proms da BBC no Royal Albert Hall, o Festival de Lucerna no KKL, o Salzburg Festspiele, a Berliner Philharmonie, o Concertgebouw em Amesterdão, entre outros.
Actuou sob a batuta de artistas de renome como Sir Simon Rattle, Esa-Pekka Salonen, Claudio Abbado, Lorin Maazel, Nikolaus Harnoncourt, John Williams, Krzysztof Penderecki e muito mais. Da mesma forma, participou na gravação de Fiesta, o primeiro álbum da Orquestra Sinfónica Simón Bolívar da Venezuela com o selo Deutsche Grammophon.
Obteve a licenciatura em Performance Musical na Universidad Nacional Experimental de las Artes (UNEARTE). Em 2015 concluiu os seus estudos de pós-graduação obtendo um Mestrado em Performance Contemporânea (Studio Concentration) na Berklee College of Music em Valência, Espanha. No mesmo ano, foi seleccionado para integrar a Orquestra do Norte em Portugal. Posteriormente, em 2018, foi seleccionado através de audição como membro convidado da Orquesta Sinfónica do Porto Casa da Música.
Actualmente, Juan Manuel continua as suas actividades orquestrais em Portugal e, ao mesmo tempo, prossegue os seus estudos de direcção orquestral com os professores Miguel Romea e Andrés Salado em Madrid, Espanha.

Partilhar no facebook



EXAMES NACIONAIS

 

Inscrições para a 2ª fase

 

dias 17  e  18 de julho