Masterclasse de Canto com Luís Rendas Pereira | 12 e 13 de fevereiro no Conservatório de Amarante

Masterclasse de Canto com Luís Rendas Pereira | 12 e 13 de fevereiro no Conservatório de Amarante

Masterclasse de Canto com Luís Rendas Pereira
12 e 13 de fevereiro no Conservatório de Amarante
INSCREVE-TE JÁ!
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/ohpscybjoXZhTGJr8
Mais Informações em:
masterclass@cc-amarante.pt

Luís Rendas Pereira tem-se apresentado regularmente como solista no âmbito da ópera, oratória e canção. Destacam-se as participações operáticas como protagonista em Le Nozze di Figaro (Conde), Cosi fan tutte (Guglielmo), Don Giovanni (Masetto) e Der Schauskspieldirektor (Buff) de W. A. Mozart, Il campanello de G. Donizetti, The Old maid and the thief (Bob), O telefone (Ben) de G. Menotti, Não há machado que corte (Jornalista) de Luís Soldado, La Serva Padrona (Uberto) de G. B. Pergolesi e Rita (Gasparo) de G. Donizetti – as últimas quatro em versões portuguesas. Trabalhou com os Encenadores Mário Moutinho, Claudio Hochman, António Durães, Cláudia Marisa, Paulo Lapa, Kevin Phela, Roberto T. Vecchia, Leandro Alves e José Rui Martins. Cantou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Filarmónica Portuguesa, Orquestra ESMAE, Orquestra do Zêzere Festival Arts, sob direcção dos maestros A. Vassalo Lourenço, A. Saiote, J. Ferreira Lobo e Brian Mackay, entre outros. Fez parte do elenco de estreia das óperas “Ainda não vi-te as mãos” (Homem) de Edward Luiz d’Abreu, com encenação de Ruben L. Chama e “Geraldo e Samira” (Omar Youssef) de Amílcar Vasques Dias, com encenação de F. Pedro Oliveira e coreografia de Nélia Pinheiro.

No âmbito da oratória e concerto, destacam-se a participação no “Te Deum” de Charpentier, o papel de Adão em “A Criação” de J. Haydn, os solos nas cantatas BWV 6, 36, 62, e 133 de J.S. Bach, também a Paixão S. Mateus, as 4ª, 5ª e 6ª cantatas da Oratória de Natal, e ainda os seus Magnificat (gravado para a RTP) e Missa em Si menor. Também faz parte do seu repertorio a Oratória de Natal de Saint Saens, a Missa de Santa Cecília Hob XXII:5 de F. J. Schubert e as Vésperas de C. Monteverdi. Cantou já os solos dos “Requiem” de W. A. Mozart, G. Fauré, M. Duruflé e F. Delius. Foi barítono solista no “Das Berliner Requiem” de Kurt Weil, 9ª sinfonia de L. V. Beethoven e a Cantata Gnóstica de Jorge Salgueiro. Nos concertos referidos apresentou-se com diversas orquestras e formações como a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Barroca da Casa da Música, Orquestra Clássica de Espinho, Remix Ensemble, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra ESART, entre outras. Para além de maestros anteriormente referidos foi dirigido por Martin Lutz, Hervé Niquet, Lawrence Cummings, Paul Hillier, Sofi Jeanin, Sergio Alapont, Cesário Costa, Baldur Brönnimann, A. Vassalo Lourenço, Vasco Negreiros e Gonçalo Lourenço.

Integra desde 2011 a formação base do Coro da Casa da Música onde tem interpretado os mais variados repertórios das mais diversificadas épocas, desde a idade média até ao século XXI, desde repertório de câmara como até ao repertório sinfónico e onde canta solos regularmente. Trabalhou com maestros como Christoph König, Paul Hillier, Simon Carrington, Philip Pickett, Laurence Cummings, Martin Andre, Michail Jurowsky, Olari Elts, Paul McCreesh, Sofi Jeannin, entre outros.

Estudou no Instituto Gregoriano de Lisboa, ingressando no Curso Superior de Música na Universidade de Aveiro, onde conclui a Licenciatura em Música e o Mestrado em Ensino de Música. Realizou uma Pós-Graduação em Ópera na ESMAE.

Fez o seu aperfeiçoamento artístico na A2DV, frequentando o “Vocal Performance Certificate” com Patricia MacMahon e Carla Caramujo e tem trabalhado Liedercom Wolfgang Holzmair. Aperfeiçoa-se presentemente com a professora Abbie Furmansky, destacando no seu percurso os professores o trabalho regular Susan Waters e Pierre Mak. Tem participado em inúmeras masterclasses de canto a nível nacional e internacional, de onde se destacam os professores Nelly Miriciou, Brian Gill, Peter A. Wilson, Håkan Hagegård, Stephen Robertson, Lina Maria Akerlund, Ulrika Sonntag e interpretação com João Paulo Santos, Enza Ferrari e Miquel Ortega Pujol.

Luís Rendas Pereira foi vencedor do 1º prémio (ex-aequo) no Concurso Internacional de Santa Cecília em 2013 e do 3º prémio no XV Concurso Internacional Cidade do Fundão em 2014 e 2016. Foi finalista dos 11º e 12º Concurso de Canto da Fundação Rotária, obtendo o prémio de ‘melhor interpretação de canção estrangeira’ (2021) e o Prémio Círculo Richard Wagner (2023) e conquistou o 2º prémio no Concurso José Augusto Alegria (Évora) em 2021.

Tem-se apresentado desde 2014 em vários recitais com a pianista Rita Seara em espaços como o Teatro do Campo Alegre e Casa da Música (Porto), Pavilhão Centro de Portugal (Coimbra), Casa de Fralães (Barcelos) Hotel Moliceiro (Aveiro) e também em França no Festival de Mesnil Saint Martin, entre outros, com especial destaque à canção portuguesa. Em Outubro estreou com a soprano Susana Vieira o recital “Perdido e Amado”. Tem ainda participado e produzido diversas Galas de Ópera.

É professor de Canto, Coro e Classes de Conjunto no Conservatório de Música e Artes do Dão. Tem preparado diversos alunos premiados em concursos de canto e candidatos aptos ao ensino superior em Portugal e no estrangeiro. Dirige também, desde 2013, o Coro Magnus D’Om. Com estes grupos tem-se apresentado em dezenas de concertos. É professor residente de Técnica Vocal no Zêzerere Festival Arts desde 2015. Tem orientado Masterclasses de Canto nos Cursos da Escola de Música de Esposende (2019), nos Ciclos de Masterclasses do Orfeão de Leiria (2019, 2022 e 2023), no Conservatório Regional de Ponta Delgada (2022) e já em 2023 foi convidado para dar Masterclass no Conservatório de Guimarães. Tem também orientado diversos workshops de Técnica Vocal para Coros (Leiria, Santarém, Rio Maior, entre outros).

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dias 17  e  18 de julho